
Tudo começou com uma dança do ventre.A super popstar colombiana Shakira primeiramente realizava os movimentos da dança árabe - que mais tarde se tornou sua marca registrada em todo o mundo - lembrando que ela já dominava os movimentos perfeitamente aos quatro anos de idade.
Caminho de volta, quando criança, estudava em uma escola religiosa, a cada sexta-feira se apresentava com sua dança, para o que ela pensava ser um público cativo. Seus colegas, no entanto, não foram tão encantadores.
"Era com se eles dissesssem , Shakira PARE!, '! Pelo menos alterá-lo até um pouco ' ", a cantora diz com um sorriso. Ela alega que não tem idéia de onde veio a proeza da dança , tendo em conta seus próprios pais eram "terríveis" para ela.
"Quando criança, eu me apaixonei por apresentações. Sentia uma profunda, profunda vocação, mesmo assim, e eu sabia que meu destino estava ligado às artes do espectáculo. Eu sabia que queria estar no palco, porque foi onde me senti mais confortável. "
E assim o palco se tornou um segundo lar para a menina.
Shakira Isabel Mebarak Ripoll Nasceu há 32 anos, uma filha única (ainda que ela tem oito meio-irmãos mais velhos do casamento anterior de seu pai), na cidade industrial da Colômbia, de Barranquilla.
Veio 2009, a cantora é considerada um tesouro nacional na sua terra natal - uma estátua de aço considerável toma lugar de destaque na praça central de sua cidade natal. Não é surpreendente, ela vendeu na região cerca de 50 milhões de álbuns em todo o mundo e, recentemente, fechou um negócio de 10 anos teria um valor entre $ 85 e US $ 115 milhões com a gigante do turismo internacional Live Nation. Ela também foi um dos poucos artistas escolhidos para realizar a inauguração de Barack Obama em janeiro.
"Bono sussurrou-me que o U2 e eu éramos os únicos não-americanos do espectáculo," ela cacareja. "Eu nem sequer pensei em realizá-lo."
O que ela também conseguiu fazer é passar para Inglês territórios de língua, um feito poucos artistas do idioma espanhol tem sido capaz de fazer.
Na Austrália, ela é mais conhecida pelo seu enorme número em 2002-um único 'Whenever, Wherever "(do álbum bem sucedido serviço de lavanderia, que vendeu 350.000 cópias na Austrália), onde cantou, um tanto estranhamente, não confundindo seu" humilde "seios com 'montanhas'.
O dia em que se encontram, no idílio tropical do lar adotivo de Shakira nas Bahamas, ela está nervosa. Já faz quatro anos entre os álbuns (o último a ser 2005's Oral Fixation) e ela está apreensiva sobre a condução de uma entrevista em Inglês. Isto de uma mulher que, além de sua terra natal,fala espanhol, é fluente em Inglês, Português e Italiano.
"Quando eu comecei a cantar em Inglês, eu mal podia falar a língua", diz ela em Inglês tão perfeito, eu estou envergonhado que ela está envergonhada (meu vocabulário espanhol se estende a todo o 'si').
"Eu costumava sentar-me com um dicionário Inglês-Espanhol na minha frente, esperando que eu estava dizendo a coisa certa. Claro, eu nem sempre. Quer dizer, eu não sei porque todo mundo está obcecado com a linha de mama em 'Whenever, Wherever'. "
Gastar algum tempo com o cantor e rapidamente descobrir que ri muito - um riso grande entusiasta, mais gutural que você poderia esperar de alguém cuja altura chega a até 151 centímetros. Que mane famoso das cascatas de cabelo louro pelas costas e, em skinny jeans, sandálias e um top de seda frouxa, ela parece muito em casa em nosso redor tropical.
Shakira parece confortável em sua própria pele e refrescante, é subterrâneo, alegremente uma milha de um minuto. No assunto, ao que parece, está fora dos limites - algo que ela atribui ao fato de ela permanece eternamente gratos por todo o sucesso que teve.
"Eu trabalhei muito duro para conseguir cada coisa na minha vida, mas custou-me muito", explica. "Eu perdi para fora sobre os" normais "da adolescência, em alguma medida."
Considerado uma espécie de menina prodígio em sua cidade natal, Shakira diz que sabia aos 10 anos de idade que ela queria que a música fosse a sua vida. Imediatamente, o pai começou a atuar como seu empresário, garantindo que todas as canções que ela escrevesse fossem registradas com direitos autorais. A família também usou o que tinham de recursos limitados para financiar algumas de suas primeiras gravações.
"O que me ajudou foi ter pais que eram provavelmente tão louco quanto eu acredite tão veementemente no sonho que tive", diz ela.
"Eles investiram todas as suas energias. Assim que eu disse que queria ser cantora, eles disseram: 'OK, vamos fazer isso acontecer. "
"A família inteira estava empurrando-me para isso. É muito raro que, quando aos 10anos alguém diz que quer ser um artista, e no barco todos da família entram a bordo. Eu estava estranhamente com sorte".
Seu primeiro álbum espanhol, Magia, lançado quando ela tinha 14 anos, foi o resultado do reconhecimento a atenção de um executivo de uma gravadora pora quem ela dançou e cantou em um corredor do hotel. "Ele era tão cético", diz ela.
"Eu carreguei a minha caixa do crescimento e fiz uma performance inteira. Ele ficou surpreso e convencido. "
Seu segundo álbum, Peligro (lançado dois anos depois), foi uma experiência muito menos satisfatória e ela diz que agora não pode suportar a ouvi-lo. "Tive minhas falhas no passado. Não foi tudo um mar de rosas. "Assim, toda vez que eu começo um novo projeto, eu sinto que estou começando do zero novamente."
Desta vez o que significa o seu novo álbum, a música eletrônica infundido She Wolf, que ela descreve como "muito mais um recorde do clube".
"É diferente do que eu fiz no passado", diz ela, embora ela retém os elementos do Oriente Médio e Índia infundido influências musicais que temos vindo a esperar. "Quero que as pessoas se divertam com isso e aproveitem o momento. Há muita coisa acontecendo no mundo e há um tempo para pensar em todas essas coisas. Mas há também um tempo de deixar ir, esqueça seus problemas e se diverta. A vida é curta. "
Apesar de seu desejo de empurrar o lado mais leve da vida, Shakira está longe de ser apenas uma popstar vazia. Enquanto nós nos tornamos acostumados a ver jovens starlets caindo de clubes em vários estados de despir-se, longe dos holofotes, Shakira trabalha duro em uma impressionante variedade de atividades caritativas. E apesar de Celebridade filantropia é nada de novo, seu compromisso estende-se a muitos anos.
Aos 18, a cantora fundara a Fundación Pies Descalzos (Fundação Pés Descalços), um grupo de caridade que oferece educação e emprego para cerca de 30.000 colombianos, que anteriormente não tinham acesso à escolaridade.
"A educação, para mim, é a fórmula mágica", diz ela. "No primeiro mundo, nós levamos a educação para a concessão. Mas no meu país e os países em desenvolvimento, é um luxo para muitos, quando deveria ser um direito de nascença. "
Shakira calcula que as primeiras sementes foram plantadas para a fundação, quando ela tinha apenas sete anos, quando seu pai se declarou falido, duas joalherias foram obrigados a fechar.
"Até lá, meus pais tinham uma marca relativamente boa", diz ela. "Nós tínhamos dois carros e tivemos uma boa vida. Mas meu pai não era o maior empresário e ele perdeu seu negócio. "
Shakira e sua mãe passaram a residir com familiares em Los Angeles, enquanto ele tentava resolver a bagunça financeira da família.
"Nós o recebemos de volta e, de repente, os carros tinham desaparecido. Ele vendeu todos os móveis em nossa casa até ar condicionado foi. Em uma cidade como Barranquilla - tudo aquilo foi terrível.
"Foi um choque para mim. Fiquei tão frustrada e irritada porque eu não sabia o por que minha vida mudou de forma drástica para o pior. "
Como uma realidade, seus pais a levaram a um parque local, onde muitos dos jovens sem-abrigo da cidade viviam. "Eles queriam me mostrar uma outra realidade que foi muito mais dura que a minha. A maioria dessas crianças eram órfãs e estavam todos a cheirar cola, provavelmente para lidar com a fome ea solidão das suas vidas ", lembra ela.
Essas imagens, segundo ela, nunca a deixou. Foi quando ela resolveu certificar-se de que seus pais nunca tiveram problemas financeiros e ela prometeu a ela mesma que um dia iria fazer algo sobre essas crianças. Ela sucedeu em ambas as contagens.
"Testemunha a estes miúdos florescer e transformar suas vidas em algo maravilhoso, em vez de acabarem em gangues ou aderir a milícia, é incrível", diz ela. "Eu sei que eles são muito mais felizes agora eles têm algo para segurar.
"agora tudo mudou e ninguém quer me escutar ou prestar atenção, eu posso visitar os filhos e ver o que eles eram capazes de fazer com suas vidas por causa do dom de uma educação".
Questionando se ela quer ter suas próprias crianças, ela acena com vigor, explicando que ela eo namorado Antonio de la Rúa (filho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa) são ambos afiado dizem que estão treinando bastante.
"Eu quero ser a mãe de seus filhos, e espero que isso aconteça muito em breve", diz ela, embora o casamento, ao que parece, não acontecerá. "Eu acho que, se não está estragado, não a necessidade de corrigi-lo. Estive com ele há nove anos. Nós funcionamos como um casal e estamos completamente solidárias entre si. Eu quero ter filhos com ele e envelhecer com ele, mas eu não quero amarrá-lo. "
Por enquanto, porém, o foco de Shakira é a sua carreira, uma vez que grande parte do próximo ano será preenchido com turismo e promoção do novo álbum. Não há como negar ele exigirá bastante trabalho para a estrela global. Não que ela se queixe.
"Eu queria ser conhecido em todo o mundo, para compartilhar minha música com um monte de gente. Eu nunca quis ser um artista underground, sabe? ", Diz ela com um sorriso. "Eu diria que eu tenho o que eu queria".
O último álbum de Shakira é She Wolf (Sony Music),chegará as lojas dia 13 de outubro
Fonte: www.dailytelegraph.com.au
0 comentários:
Postar um comentário