
Tour de Las Delicias (The Earthly Delights Tour), assim se chama a próxima digressão da Shakira, que começa já em Setembro! O nome foi oficializado pela própria, durante uma breve entrevista realizada no dia seguinte ao Rock in Rio Lisboa.
Uma entrevista para o dia 21, previamente marcada para ser feita durante a viagem de 10 minutos que separa o Hotel do Parque da Bela Vista (onde se realizou o RIR), é desmarcada devido ao nervosismo de Shakira quanto ao espectáculo que ia realizar daí a umas horas. A cantora já não estava em palco há mais de dois anos e isso poderia notar-se.
Na manhã seguinte, Shakira chega à entrevista com umas calças ao estilo dos anos 80, uma blusa cinzenta, umas botas de tacão alto e com um bâton vermelho-escuro nos lábios.
»» Clica Ler Mais para leres a entrevista traduzida.
Fonte: ShakiraMedia De que recordas do Rock in Rio Madrid de 2008?
O público Madrileno é inesquecível. Mal posso esperar por lá voltar! São muito expressivos, participativos, apaixonados e sinceros.
Se o Rock in Rio Lisboa tivesse sido um jogo de Futebol, Amy Winehouse teria ganho por muita diferença. Como encaras as performances ao vivo? Tratas como se fosse uma competição?
Não me considero um "cavalo de corridas". Não podes competir no campo da arte. Cada um de nós tem o seu veículo de expressão. Não há melhores ou piores mensagens. Sim, eu compito comigo própria para tentar atingir a perfeição. No entanto, não sou obsessiva com isso.
Quando te apercebeste de que eras capaz de fazer movimentos de dança do ventre?
Eu tinha 4 anos. Eu apaixonei-me pelo Médio Oriente e pelos ritmos Árabes. Eu dancei na escola todas as Sextas-feiras na formação de um pequeno recital e isso deu-me muito tempo para poder treinar. A minha conexão com a dança é muito profunda; é outra ferramenta de me conhecer melhor. Através da dança descubro outras dimensões. Quando me vejo e sinto a dançar, fico a me conhecer um pouco melhor. Eu sei em que momento da minha vida eu estou.
E em que momento tu estás?
Tem dois anos desde a minha última performance num palco. E na Sexta, no Rock in Rio, eu apercebi-me de que o meu corpo se expressa de outra maneira e que eu tenho novos movimentos de dança. Eu imagino que eles estão relacionados com o meu estado nesse momento; com o desejo de fazer novas coisas.
Estás a terminar a promoção do teu álbum em Espanhol. Cantar em Espanhol é como dívida para com os teus fãs depois de passares para o mercado Americano?
É mais que uma necessidade e uma urgência; é um impulso. Este novo álbum tem canções que me lembram a minha primeira Era. Tem rock, baladas e típicos sons da Republica Dominicana e do folclore da Colômbia. Não posso revelar ainda o nome do álbum, mas a tournée chamar-se-á Tour de las Delicias (The Earthly Delights Tour)* e começa em Setembro. Queremos redefinir o conceito de concerto. Terá muitas referências mitológicas - será uma jornada pelas culturas.
Trabalhaste com o Rafael Nadal para o vídeo de "Gypsy" e com Messi para o vídeo de "Waka Waka". Reúnes-te com os melhores dos melhores....
É uma honra. Impressionou-me quando o clube de Futebol do Barcelona ganhou a liga, porque eles acabaram a cantar "Waka Waka" no meio do campo.
Sabes jogar futebol?
Não, sou péssima. Na Colômbia, as mulheres não jogam futebol, mas estão a começar. Por outro lado, eu vou cantar a música do Mundial na abertura da cerimónia como também no último jogo.
Alguma previsão de quem ganhará o Mundial?
Eu gostaria que a final fosse com equipas hispânicas: Espanha, México ou Argentina. Este ano, a Colômbia não está a participar, mas o importante é que o evento é em África. África tem sido o continente esquecido por muito tempo e agora é o escolhido. Por essa razão, eu quis incorporar ritmos Africanos na canção; os cantos de Camarões e os sons do Caribe Colômbiano, que têm raízes em África.
A entrevista foi realizada por Lino Portela, do jornal El País.
* O conceito da tournée é inspirado pelo "The Garden of Earthly Delights", uma obra de Hieronymus Bosch.
Fonte: Shakira Portugal |
|
0 comentários:
Postar um comentário